Fototerapia é definida como uma modalidade terapêutica que se utiliza de luz, um tratamento através de luz ou por radiação dentro do espectro solar – isso também inclui os raios ultravioletas.

Pode ser aplicado raios de luz na pele para o tratamento de rugas, vasos, rosácea, acne, manchas, tratamentos de calvície, remoção dos pelos, cicatrização, estrias entre outros. A fototerapia utiliza-se de diferentes tipos de equipamentos: desde laser, luz intensa pulsada (LIP) e diodo emissor de luz (LED). A potência dos aparelhos e a eficiência dos mesmos, variam, de acordo com o comprimento das ondas, a penetração das mesmas e o calor produzido.

LASER

O termo laser significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation ou Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação e pode ser classificado como monocromático por ter apenas emissão de uma só cor de luz, emite sempre o mesmo comprimento de onda, então para cada tipo de laser teremos uma cor específica. A luz branca emite vários comprimentos de onda que significa que dá origem a várias cores. A luz de laser é coerente que quer dizer que elas se encontram na mesma fase de tempo e espaço e elas caminham em uma única direção paralelamente entre si efeito chamado de colimação.